Malformação de Chiari tipo I e siringomielia

Informações gerais sobre a malformação de Chiari e sua relação com a siringomielia

Por Antônio Prates, Neurocirurgião em Belo Horizonte e região metropolitana de BH

A malformação de Chiari refere-se a um grupo de doenças em que ocorre anomalia no desenvolvimento da transição entre a cabeça e o pescoço. Isso permite a descida de conteúdo da cabeça para o canal vertebral na coluna. São divididas em 4 tipos, I a IV, sendo que o tipo II é o mais comum e está relacionada a mielomeningocele. Os tipos III e IV estão associados à malformações cerebrais graves. Geralmente o diagnóstico dos tipos II, III e IV é realizado antes ou ao nascimento.

O tipo I geralmente se manifesta entre 30 e 50 anos. É definido como a descida das tonsilas cerebelares através do forame magno (abertura que dá passagem do crânio para a coluna). É mais comum em mulheres e se manifesta como cefaleia (dor de cabeça) na região occipital (nuca), formigamentos nas extremidades, alterações de força nas extremidades e desequilíbrio. O principal sintoma é a dor de cabeça, que se agrava pelo esforço ou tosse.

A malformação de Chiari tipo I pode causar uma alteração medular chamada de siringomielia. Essa é decorrente da obstrução à circulação normal do líquido cefalorradiano nesse segmento, causando a dilatação do canal central da medula. A siringomielia se manifesta por formigamentos, alterações sensitivas e motoras nos níveis abaixo do local alterado. Também podem ocorrer alterações no controle dos esfíncteres com retenção ou incontinência urinária e fecal.

Muitos pacientes apresentam alteração em exames de imagem compatível com malformação de Chiari tipo I, porém não tem sintomas ou apenas uma cefaleia não característica. Nesse caso o tratamento é apenas observação e acompanhamento. Para aqueles com sintomas atribuíveis ou complicações (como a siringomielia) é indicado tratamento cirúrgico.

Procure um Neurocirurgião para mais informações sobre malformação de Chiari e siringomielia. Veja outras informações sobre a atuação do Neurocirurgião aqui.

Dr Antônio Prates, Neurocirurgião em Belo Horizonte e região metropolitana de BH