Mielomeningocele

O papel do Neurocirurgião na mielomeningocele

Por: Antônio Prates Jr, Neurocirurgião em Belo Horizonte e região metropolitana de BH

A mielomeningocele é uma malformação em que ocorre fechamento incompleto da coluna vertebral durante o desenvolvimento embrionário. Quase todos os pacientes apresentam algum grau de fraqueza nas pernas e incontinência urinária e fecal. Além disso, cerca de 90% deles desenvolverão hidrocefalia (acúmulo de líquor na cabeça, veja outro post sobre o assunto)

O diagnóstico pode ser feito através do US gestacional. Após o nascimento, a cirurgia de correção deve ser realizada em até 72h para se reduzir o risco de infecção. Existe também a cirurgia fetal. Estudos sobre essa abordagem mostram redução na incidência de hidrocefalia e consequências da mesma, porém com um aumento no risco de algumas complicações obstétricas.

Como a grande maioria desses pacientes tem hidrocefalia, necessitarão de realizar também a cirugia de implante de válvula (derivação ventrículo-peritoneal) e irão precisar de um acompanhamento multidisciplinar ao longo da vida (neurocirurgião, pediatra, urologista, ortopedista, fisioterapeuta, etc).

Procure um Neurocirurgião para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Antônio Prates Jr – Doctoralia.com.br