Síndrome do túnel do carpo

Informações rápidas sobre síndrome do túnel do carpo e seu tratamento

A síndrome do túnel do carpo é uma doença causada pela compressão do nervo mediano no punho. O paciente apresenta dor na mão e formigamento na face palmar, na metade que compreende o polegar e os dedos indicador e médio. A dor na mão e o formigamento tende a piorar durante a noite, principalmente no início. Acomete mais mulheres entre 40-60 anos (75% dos casos) e 50-60% é bilateral. É estimado que 4-5% da população tenha síndrome do túnel do carpo. Na grande maioria dos casos, não é encontrada uma causa para tal doença e é chamada de idiopática.

O diagnóstico é feito pela quadro clinico (história do paciente e exame físico) e confirmado pelo exame de eletroneuromiografia. O tratamento vai depender da gravidade de doença. Pode ser realizado com medicamentos, infiltrações ou cirurgia.

A cirurgia é indicada em casos onde o tratamento não cirúrgico inicial não foi efetivo ou em casos em que haja comprometimento maior do nervo como atrofia muscular, perda da sensibilidade ou fraqueza muscular. A cirurgia é um procedimento seguro e eficaz para o tratamento da doença. Em geral, é realizada sob anestesia local com uma pequena incisão e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Procure um Neurocirurgião para tirar suas dúvidas. Veja mais informações.

Dr Antônio Prates Jr – atuação em Belo Horizonte região metropolitana de BH.