Neuralgia do trigêmeo

Saiba o que é a Neuralgia do trigêmeo e como tratá-la

Por Antônio Prates, Neurocirurgião em Belo Horizonte e região metropolitana de BH

A Neuralgia do trigêmeo é uma doença caracterizada como uma dor intensa em choque ou ferroada em um dos lados da face. Ela é muitas vezes erroneamente diagnosticada como “dor de dente” e causa grande incômodo e impacto na qualidade de vida do paciente.

A dor pode ser desencadeada por estímulos simples como um toque leve, sorrir, tossir, vento frio e escovar os dentes. É considerada como uma das piores dores que o ser humano pode sentir. O tratamento inicial é medicamentoso. Porém, para os pacientes que não melhoram ou não toleram o tratamento com medicamentos, a cirurgia está indicada.

Existem várias possibilidades de tratamento cirúrgico, a depender da origem da Neuralgia e risco cirúrgico do paciente. A cirurgia com maior taxa de melhora e resultados mais duradouros é a descompressão microvascular. Porém, em alguns pacientes é necessária a realização de tratamento menos invasivos, como a rizotomia.

A rizotomia, como demonstrada na imagem, é realizada através de uma punção com agulha na face guiada por raio X. Em seguida é realizada lesão do nervo trigêmeo através de calor, compressão ou química. É um procedimento seguro e com uma taxa de melhora imediata da dor em torno de 90%.

Existem outras modalidades de tratamento para Neuralgia do trigêmea e a sua indicação deve ser individualizada de acordo com o quadro e risco cirúrgico do paciente. Procure um Neurocirurgião para mais informações sobre Neuralgia do Trigêmeo.

Veja mais informações.

______________________________________________________________________________