Escoliose idiopática adolescente

O que é escoliose e como pode ser tratada

Por Antônio Prates, Neurocirurgião e Cirurgião de Coluna em Belo Horizonte e região metropolitana de BH ortopedista coluna bh

A escoliose é uma alteração em que ocorre curvatura lateral da coluna, como mostrado na imagem. Existem várias formas de escoliose, decorrentes de várias causas. A mais comum delas é a chamada de escoliose idiopática adolescente. Nessa doença, ainda não há um causa bem estabelecida para sua ocorrência (por isso chamada de idiopática) e ocorre na faixa etária da adolescência (acima de 10 anos), como especifica o nome. Afeta homens e mulheres de forma estatisticamente semelhante, porém o risco de progressão e necessidade de tratamento é 10x maior em mulheres. bh

O paciente com escoliose adolesecente pode sentir dores na coluna ou não sentir nada. A inclinação do tronco pode ser visível a olho nu ou, em casos mais leves, somente notada através de avaliação especializada. Em curvaturas maiores, além de dor nas costas pode ocorrer importante incômodo estético e até mesmo dificuldade para respirar. bh

A indicação do tratamento para escoliose vai depender de vários fatores, principalmente, o grau de curvatura, a idade, o desenvolvimento puberal e a maturidade óssea. Pacientes com curvas maiores e menor maturidade óssea (pré menopausa) tem maior risco de progressão da curva e devem ser tratados de forma mais criteriosa. ortopedista coluna bh

Entre as opções de tratamento estão o acompanhamento com exame clínico e/ou exames de imagem, o uso do colete e a cirurgia. No geral, pacientes com curvaturas muito pequenas ou com maturidade óssea não precisam de tratamento. Já para aqueles maior grau de curvatura e que não tenham atingido a maturidade óssea é necessário tratamento. ortopedista coluna bh

A cirurgia é indicada para grandes curvaturas ou naqueles pacientes em que a curvatura continua a progredir apesar do uso do colete. ortopedista coluna bh

Em caso de curvaturas na coluna, procure um Neurocirurgião para avaliação adequada. ortopedista coluna bh

Veja mais informações. ortopedista coluna belo horizonte