Por Dr Antônio Prates, Neurocirurgião especialista em coluna
A endoscopia é um recurso utilizado em cirurgia que permite acessar regiões do corpo humano através de pequenos orifícios ou pequenos cortes. O endoscópio é, de forma simplificada, um tubo de pequeno calibre com uma câmera na ponta e um canal de trabalho onde podem ser inseridos os instrumentos cirúrgicos. A câmera é ligada em um sistema de vídeo e amplifica a visão do cirurgião, permitindo observar pequenas estruturas do corpo humano com riqueza de detalhes.
Assim como em outras áreas, também há possibilidade de cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Trata-se de uma técnica que existe há algumas décadas, mas vem ganhando espaço e reconhecimento nos últimos anos.
A endoscopia de coluna permite a retirada da hérnia de disco ou descompressão das raízes dos nervos através de um pequeno corte de menos de 1 cm. Mas o mais importante não é apenas o pequeno corte na pele. O trajeto até a estrutura alvo da coluna é também reduzido, minimizando a agressão tecidual às estruturas envolvidas. A endoscopia apresenta a mesma efetividade das outras técnicas na retirada da hérnia de disco ou descompressão do nervo e pode proporcionar um menor risco de dor a longo prazo.
As principais indicações da endoscopia de coluna no momento são o tratamento da hérnia de disco e a descompressão do canal vertebral estreito. Por ser uma técnica com mínima agressão, pode ser feita com anestesia local e sedação. É uma opção importante para pacientes idosos de maior risco cirúrgico e que não tolerariam uma anestesia geral. Também permite uma alta mais precoce para a maioria dos pacientes, habitualmente no mesmo dia.
Desde 01/04/2021 a endoscopia de coluna foi adicionada ao Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e tornou-se um procedimento de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Alguns poucos hospitais também realizam o procedimento pelo SUS, geralmente hospitais escola ou centros de treinamento de residentes.
A endoscopia de coluna é mais uma ferramenta do arsenal cirúrgico do especialista em coluna. Um procedimento minimamente invasivo e que só agrega mais qualidade, tecnologia e segurança no tratamento aos pacientes com problemas na coluna.
Busque um especialista em coluna de confiança para mais informações. Veja mais informações sobre problemas na coluna.