OLLP – causa de dor cervical em japoneses e descendentes

Saiba o que é e qual o tratamento

Por Antônio Prates Jr, Neurocirurgião em Belo Horizonte e região metropolitana de BH

A ossificação do ligamento longitudinal posterior (OLLP) é uma doença rara no ocidente mas bem mais comum na população japonesa e asiática em geral. Nessa doença, ocorre calcificação anormal e aumento da espessura de um ligamento situado dentro do canal da coluna, causando estreitamento do mesmo. Isso pode causar compressão da medula e raízes cervicais.

Os sintomas vão desde dor cervical (cervicalgia), formigamentos, até fraqueza nos membros, perda da sensibilidade e perda do controle da urina e fezes. Em casos inicias ou sem sintomas pode ser realizado o acompanhamento clínico e com exames de imagem. Caso o paciente apresente sintomas ou haja compressão significativa da medula nos exames de imagem é indicado tratamento, que no caso é cirúrgico.

O tratamento cirúrgico pode ser realizado por várias técnicas, dependendo de vários fatores, como grau de compressão, quantidade de níveis afetadas, anatomia do paciente e risco cirúrgico. No caso da imagem, foi optado por abordagem posterior com laminoplastia. Essa técnica permite descompressão adequada do canal vertebral e mantém a mobilidade do pescoço. Dessa forma é alcançada a melhora da dor cervical e o restabelecimento da função neurológica.

Em caso de dor cervical (cervicalgia ou dor no pescoço) persistente, procure um Neurocirurgião para avaliação adequada.

Veja outras informações.