Por Antônio Prates, Neurocirurgião especialista em coluna
Os bicos de papagaio são muito citados por pacientes e até mesmo por médicos não especialistas como sendo causa de dor na coluna. Muito frequentemente são vistos em radiografias pedidas num contexto de dor lombar ou no pescoço. Mas, na grande maioria das vezes, eles não são a origem da dor.
Na verdade eles são osteófitos, protuberâncias que surgem nos ossos em regiões de maior estresse mecânico. Por si só, geralmente não causam dor, exceto quando comprimem alguma outra estrutura.
É comum a ocorrência dos osteófitos na coluna de adultos mais velhos e idosos. Eles até podem contribuir para a dor na coluna quando surgem em posições que causam compressão de raízes de nervos (mais comumente na coluna cervical) mas geralmente eles não são os vilões.
Mais importante que isso, os bicos de papagaio são marcadores de “desgaste” na coluna e podem estar associados a outras alterações que mais provavelmente causam a dor. É muito importante fazer a diferenciação entre um desgaste esperado pela idade e aquele que possa estar relacionado ao quadro de dor. Não basta apenas ler o laudo do exame. Somente um médico especialista em coluna está apto a fazer essa diferenciação.
Foi diagnosticado com bicos de papagaio em exames de imagem? Suas dores na coluna não estão melhorando? Procure um especialista em coluna para avaliação.
Veja mais informações sobre problemas da coluna.