Telefone Rua Rio Grande do Norte, n 57, sala 602
Horário de funcionamento: Seg - Sex: 08:00 - 18:00

Aneurisma cerebral

Aneurisma cerebral

Informações rápidas sobre aneurisma cerebral e seu tratamento

Por: Antônio Prates Jr, Neurocirurgião em Belo Horizonte e região metropolitana de BH

Um aneurisma é uma dilatação anormal que pode ocorrer em vários vasos do corpo, incluindo as artérias que irrigam o cérebro. Eles causam alteração do fluxo sanguíneo no local e constituem um local de fragilidade na parede do vaso, predispondo a ruptura e sangramento. No caso de aneurisma cerebral, ocorre sangramento intracraniano, mais especificamente no espaço subaracnóideo.

O aneurisma cerebral não roto geralmente não causa sintomas, exceto quando é muito grande. Porém, devido ao risco de ruptura, deve ser avaliado quanto à necessidade de tratamento. Está bem estabelecido na literatura que aneurismas acima de 5 milímetros devem ser avaliados para tratamento, caso o paciente tenha condição clínica para tal. Alguns estudos mostram que mesmo aneurismas menores, de 3-5 milímetros, devem ser considerados para tratamento devido ao risco não desprezível de sangramento. Esse tratamento pode ser realizado através de microcirurgia (clipagem) ou por embolização (endovascular). Ambas as possibilidade têm riscos, benefícios e situações onde são mais ou menos indicadas. Ainda não há consenso na literatura médica acerca da melhor abordagem e não é o objetivo desse texto essa discussão.

A ruptura de um aneurisma cerebral ocasiona a hemorragia subaracnóide espontânea (HSAE), quadro gravíssimo com alta morbidade e mortalidade. Geralmente a HSAE se manifesta através de uma dor de cabeça (cefaleia) súbita e intensa. Pode vir acompanhada de perda de consciência, vômitos, rigidez na nuca e sintomas mais graves como fraqueza nos membros e ate coma. É considerada uma urgência médica e o paciente deve procurar um pronto socorro o mais rápido possível. Nestes casos, os objetivos do tratamento são a exclusão do aneurisma da circulação (através da clipagem ou embolização) e o tratamento da hemorragia subaracnóide e suas complicações relacionadas.

A presença de aneurisma cerebral é uma condição potencialmente grave. Em caso de cefaleia intensa e súbita, procure um pronto socorro. Em caso de aneurisma não roto visto por acaso em exames de imagem, procure um Neurocirurgião para avaliação adequada.

Veja mais sobre atuação do Neurocirurgião.

Dr Antônio Prates Jr. Neurocirurgião em Belo Horizonte e região metropolitana de BH.