Saiba mais sobre essa técnica minimamente invasiva da coluna
Por Dr Antônio Prates, Neurocirurgião especialista em coluna na grande BH
ALIF (do inglês anterior lumbar interbody fusion) significa artrodese intersomática lombar anterior. Através dessa técnica é feita a fusão (união, artrodese de coluna) entre 2 ou mais vértebras lombares no corpo vertebral (parte anterior da vértebra). Essa fusão pode ser feita de várias formas, sendo que na técnica ALIF, o acesso é feito anteriormente com entrada pela barriga.
A técnica ALIF já existe há muito tempo, porém ganhou espaço no Brasil nos últimos anos como consequência da evolução na qualidade dos materiais e aprimoramento da técnica cirúrgica do acesso. Hoje essa cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva, através de um pequeno corte de 3 dedos (imagem 3). Habitualmente, é feita pelo especialista em coluna em parceria com um cirurgião vascular com treinamento e experiência nesse tipo de cirurgia.
Durante a cirurgia de ALIF, temos acesso ao disco intervertebral e podemos retirá-lo completamente (imagem 1) para tratamento de desgaste, hérnias, deslizamentos, entre outros. Com essa técnica, conseguimos implantar próteses (imagem 2) fixas e móveis permitindo a correção da lesão anatômica do paciente e a realização de artroplastia ou artrodese de coluna.
Na ausência de instabilidade, a prótese pode ser fixada com parafusos anteriormente na mesma cirurgia (ALIF Stand-alone, imagem 4). Do contrário, pode ser necessária a fixação com parafusos por via posterior (parafusos peliculares).
A cirurgia da coluna evoluiu muito nos últimos anos e continua evoluindo. Existem opções para tratamento e melhora na grande maioria das vezes.
Procure um especialista em coluna para mais informações.