Telefone (31) 3564-1004 Rua Rio Grande do Norte, n 57, sala 602
Horário de funcionamento: Seg - Sex: 08:00 - 18:00

Infiltração da coluna

Infiltração da coluna

Saiba o que é e como é feita a infiltração da coluna

Por Dr Antônio Prates, Neurocirurgião especialista em Coluna

A infiltração da coluna, também chamada de bloqueio da coluna, denervação facetária ou bloqueio foraminal é um procedimento realizado pelo especialista em coluna que permite tratar a dor da hérnia de disco e outros problemas na região sem a necessidade de realização de cirurgia aberta.

O objetivo desse procedimento minimamente invasivo é melhorar a dor e permitir que o paciente volte para as suas atividades, melhore a sua qualidade de vida e possa continuar o tratamento não cirúrgico com fisioterapia e medicamentos.

É principalmente utilizado para hérnia de disco lombar, já que os estudos mostram que a maioria das hérnias de disco são reabsorvidas com o tempo. Assim, caso o paciente não apresente sintomas graves (como perda da força, perda do controle da urina e fezes), a infiltração pode ajudá-lo a controlar a dor e permitir que faça fisioterapia e volte para suas atividades habituais.

Ela pode ser usada tanto em casos agudos que não melhoram com medicamentos, como em casos crônicos em que o paciente sente dor há várias semanas ou mesmo meses.

Geralmente, o procedimento dura menos de 1 hora e o paciente pode ter alta poucas horas depois. Não é necessária anestesia geral, apenas sedação leve para conforto e anestesia local. Na maioria das vezes, a melhora é imediata e pode persistir por vários meses.

A infiltração da coluna é mais uma opção terapêutica para pacientes com hérnia de disco lombar e outros problemas como estenose lombar, desgaste, artrose e espondilolistese.

Procure um especialista em Coluna para avaliação individualizada do seu caso.